0002

Exposição coletiva na Galeria Hipotética traz artes feitas para o universo de A Bandeira do Elefante e da Arara

Evento de abertura da mostra terá dois bate-papos gratuitos com desenhistas que participam dos projetos de adaptação da obra literária para os quadrinhos, jogo de RPG e animação

O universo fantasioso da série literária A Bandeira do Elefante e da Arara, do escritor e roteirista Christopher Kastensmidt, é o tema da exposição que abre no dia 30/09, sábado, às 15h, na Galeria Hipotética. A mostra Visões fantásticas de A Bandeira do Elefante e da Arara conta com cerca de 40 artes feitas por um time de desenhistas e ilustradores com forte atuação dentro e fora do país. São 10 brasileiros e 1 norte-americano: Ursula “SulaMoon” Dorada, Carolina Mylius, Cássio Yoshiyaki, Ernanda Souza, Marcela Medeiros, Rodrigo Camilo, Paulo “P.Ítalo” Medeiros, Guilherme Da Cas, Gabriel Rubio, Marília Feldhues e Jonathan “Jay” Beard. A entrada no evento é gratuita.

Ambientadas no período colonial do século XVI, as histórias contam as aventuras do holandês Gerard van Oost e do iorubano Oludara, uma dupla de heróis que se encontram na Salvador seiscentista. A série de livros de fantasia brasileira, publicada no Brasil pela Devir Livraria, é internacionalmente premiada, tendo concorrido ao prestigiado prêmio Nebula (EUA), concedido pelo Science Fiction and Fantasy Writers of America aos melhores trabalhos de ficção científica e fantasia.

Em 2014, a primeira história da série ganhou uma adaptação para quadrinhos – já adotada por escolas de vários estados brasileiros. Tanto o romance quanto a HQ foram indicados ao Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores). Ainda em 2017, as aventuras serão lançadas também no formato de jogo de RPG, resultado de mais de dez anos de pesquisa sobre a história brasileira e a mitologia indígena. Notícias, arte e referências culturais podem ser encontradas no site www.abandeira.org.

Bate-papos com os artistas e sessão de autógrafos
Além de poder conferir as cerca de 40 artes em exposição, no dia 30/09 os visitantes terão a oportunidade de conversar com alguns dos artistas – reunidos especialmente para o evento em Porto Alegre – em duas mesas de bate-papo, seguidas de sessão de autógrafos.

Às 15h30, o tema da conversa será ilustração e jogos de RPG, cartas, jogos de tabuleiro e games, com a participação de Paulo Ítalo, Guilherme Da Cas, Cássio Yoshiyaki, SulaMoon. Às 17h, Carol Mylius, Marcela Medeiros, Rodrigo Camilo, Ernanda Souza e SulaMoon falam sobre as possibilidades de carreira e os caminhos para artistas digitais buscarem seu lugar no mercado de trabalho. A mediação será de Vitor Severo Leães e Bruna Richter, ambos do estúdio gaúcho de games Aquiris.

Os bate-papos têm entrada gratuita, mas os lugares são limitados, por ordem de chegada. Após os bate-papos, às 19h, haverá sessão de autógrafos com o autor e os artistas presentes.

Sobre os artistas

Ursula “SulaMoon” Dorada, artista carioca que trabalhou oito anos no RS, já atendeu grandes clientes como Riot Games, Hex TCG, DC Comics e Blizzard.

Carolina Mylius, artista gaúcha, já trabalhou como ilustradora para Ubisoft, Napalm Studio e Estúdio Elemental, onde também ministra aulas de Ilustração Digital.

Cássio Yoshiyaki, artista paranaense, já fez trabalhos para a Revista Mundo Estranho, Rockhead Games, Games Workshop e Outfit7.

Ernanda Souza, artista pernambucana, já trabalhou em projetos desenvolvidos pela Lone Shark Games, Pelgrane Press e Rite Publishing.

Marcela Medeiros é ilustradora gaúcha e já trabalhou para o Grupo A.

Rodrigo Camilo, artista carioca, já trabalhou para os estúdios Romeu & Julieta, Spark Jumpers e Fantasy Flight Games.
Paulo “P.Ítalo” Medeiros, artista cearense, atua como diretor de arte do projeto na Hoplon. Já trabalhou em empresas como SouthLogic Studios e Ubisoft.

Guilherme Da Cas, gaúcho de Santa Maria, atua como Concept Artist e ilustrador na Aquiris. Já trabalhou para clientes como Cartoon Network, Nickelodeon e Rovio.

Gabriel Rubio, paulista, já trabalhou para o mercado educativo, editorial, publicitário e de games. Já foi responsável por ilustrações na Editora Globo, Syngenta e Fantasy Flight.

Marília Feldhues, artista pernambucana, já trabalhou no mercado editorial, de games e de animação. Atualmente é diretora de arte na Viu Cine.

Jonathan “Jay” Beard, artista norte-americano, já trabalhou na Sony Computer Entertainment, BottleRocket e Amazon Game Studios.

Sobre o autor
Christopher Kastensmidt é roteirista norte-americano, radicado em Porto Alegre desde 2001. É conhecido pelos seus trabalhos com games, literatura, quadrinhos e desenhos animados.
Abertura da exposição coletiva Visões fantásticas de A Bandeira do Elefante e da Arara
30/09, sábado, às 15h , entrada livre

Bate-papos com os artistas
30/09, sábado, entrada livre (por ordem de chegada)

15h30 às 17h – Ilustração e jogos
Participantes: Paulo Ítalo, Guilherme Da Cas, Cássio Yoshiyaki, SulaMoon
Mediador: Vitor Severo Leães
Os palestrantes falam sobre ilustrações em livros de RPG, cartas, jogos de tabuleiro e games. Apresentam os projetos em que já participaram e indicam outros em que gostariam de ter participado.

17h às 18h30 – Carreiras em pintura digital
Participantes: Carol Mylius, Marcela Medeiros, Rodrigo Camilo, Ernanda Souza, SulaMoon
Mediadora: Bruna Richter
Nesta mesa-entrevista, o grupo fala sobre carreira, abordando os caminhos para artistas digitais buscarem seu lugar no mercado de trabalho.

Sessão de autógrafos às 19h

Visitação gratuita da exposição: De 30/09 a 26/10
De terças a quintas, das 14h às 18h; sextas e sábados, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h

Galeria Hipotética
Rua Visconde do Rio Branco, 431, bairro Floresta, Porto Alegre
Mais informações pelo email contato@hipotetica.com.br ou pelo telefone (51) 3013-2015
hipotetica.com.br – facebook.com/galeriahipotetica

Comentários

comments

0 comentários em “Exposição coletiva na Galeria Hipotética traz artes feitas para o universo de A Bandeira do Elefante e da AraraComentar →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *