Regionais_blog

Conheça o campeão brasileiro de Carcassonne de 2017

Batemos um papo com o campeão brasileiro de Carcassonne de 2017!

Guilherme Ziegler da Silva, mora em Florianópolis/SC, e, com 28 anos, jogador de board games há 5 anos, venceu o bicampeão brasileiro de Carcassonne, garantindo uma vaga no Mundial deste ano em Essen, na Alemanha.

Foto 2

Conversamos com ele sobre a expectativa do mundial, dicas para quem quer participar do campeonato brasileiro e muito mais. Confira o papo completo.

Você venceu o bicampeão brasileiro de Carcassonne. Como se sente, sendo o novo representante brasileiro no Campeonato Mundial?
Surpreso, foi uma grata surpresa. Humberto Fukuda desenvolveu melhor o jogo dele e eu já podia ter a certeza que a vitória era dele, porém ainda assim consegui a virada já nos finalmente. Foi uma grande honra vencer o bicampeão brasileiro.

Foto 1

Como você conheceu o jogo Carcassonne?
Um casal de amigos que me apresentou o jogo, por volta de 2012/2013, a partir daí a lista não parou de crescer.

O que te motivou a jogar o campeonato? A disputa? O prêmio?
A primeira vez que participei de uma Regional foi em 2016, sem muita expectativa, para completar mesa. Acabei vencendo a etapa e indo para o Nacional. Tomei gosto pela coisa e resolvi disputar novamente esse ano e dessa vez o resultado foi ainda melhor.

E como foi sua preparação para o Nacional?
Joguei várias partidas, principalmente para lidar melhor com o tempo de jogo e deixar as decisões mais automáticas.

Durante as rodadas, qual foi sua maior dificuldade?
O tempo. É sempre uma das maiores dificuldades para mim.

Agora é pensar no Campeonato Mundial na Alemanha, quais suas expectativas?
Estou evitando expectativas. Quero apenas aproveitar a oportunidade de conhecer esse grande evento. Farei o meu melhor e vamos ver o que acontece.

Foto 4O campeão Mundial de 2015 disse que venceu por que 70% do jogo foi estratégia e 30% sorte, sua dica foi : “Sempre tente marcar pontos de várias maneiras com o seu tile, por exemplo, quando você tem uma igreja e construir algo ao redor”. Essa é uma dica fácil que você pode ter em mente, ou sua estratégia será diferente?

É difícil ter uma estratégia no Carcassonne, uma partida pode ser muito diferente da outra. Depende muito do seu oponente e dos seus tiles. Mas buscar sempre o maior número de pontos em um tile me parece uma boa ideia.

Você também visitará a feira de Essen, uma das maiores do mundo. O que mais espera conhecer ou descobrir por lá?
Jogos, muitos jogos.

Qual a dica que você deixa para aqueles que descobriram o jogo Carcassonne recentemente.
Jogue algumas partidas 1×1, o jogo fica muito mais estratégico e competitivo. Depois acrescente o cronômetro, é um excelente desafio.

Cite 5 coisas que, na sua opinião, não se deve fazer nas partidas de Carcassonne
Contar com a sorte; permitir que seus meeples sejam trancados cedo demais ou com poucos pontos; deixar de restringir as opções do adversário; ficar sem meeples na mão cedo demais; e investir em estradas sem que pelo menos uma de suas pontas já esteja fechada.

Além de Carcassonne, joga algum outro jogo?
Sim, gosto muito de conhecer jogos novos, então a lista é extensa.

Como jogador como você vê o mercado de boards no brasil?
Está em franca expansão. Tenho visto muita gente entrando para o hobby e muitas editoras surgindo. Já não se depende tanto de ficar importando jogos.

Se você quer ser um campeão de Carcassonne você deve…..
Ajudar sua sorte!

O Campeonato Mundial de Carcassonne ocorre dia 29 de Outubro, na Internationale Spieltage Spiel, e a Devir estará junto com o Guilherme representando o Brasil.

Comentários

comments

0 comentários em “Conheça o campeão brasileiro de Carcassonne de 2017Comentar →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *