Sobre o Jogo

Sobre o jogo

Cartagena tem como tema a famosa fuga dos presos da fortaleza de Cartagena que foi liderada por piratas em 1672. Cada jogador tem um grupo de seis piratas e o objetivo do jogo é fazer com que todos eles escapem pelas tortuosas passagens subterrâneas que conectam a fortaleza ao porto, onde um pequeno barco os aguarda.

Para mover um pirata, é preciso jogar uma carta da sua mão. Cada carta apresenta um símbolo (seis ao todo, como arma, rum, papagaio etc.) e, ao jogá-la, você avança com um dos seus piratas para o próximo símbolo correspondente no túnel, pulando os que já têm um pirata. Porém, a única maneira de obter mais cartas é retroceder – mais especificamente, você move um dos seus piratas para o primeiro espaço que contém um ou dois piratas e, em seguida, retira uma ou duas cartas.

A cada turno, você faz de uma a três jogadas, seja avançar, retroceder ou ambos. Ao mover um pirata para o fim do caminho, ele pula no barco e espera os outros piratas para compor a tripulação. Entretanto, a cada passo para a vitória, você tem menos piratas para mover em cada turno e ainda pode ficar preso em jogadas que você não quer; por isso, planeje-se e não fique de mãos vazias!

Essa versão de Cartagena inclui o jogo clássico misturado com Cartagena 2: The Pirate's Nest [O Covil do Pirata] e novas variações. O jogo conta com oito tabuleiros dupla face; para jogar a versão básica, você usa apenas seis deles. Use mais tabuleiros para um jogo mais longo e menos (e menos piratas, possivelmente) para um jogo mais curto. Para duplicar Cartagena 2, vire três ou mais tabuleiros para criar um segundo caminho que fica separado do primeiro. Assim, ao colocar piratas no barco, você pode usar uma jogada para movê-lo até o início do caminho – e com dois caminhos, fica mais difícil pular do início para o fim.

“Morgan” é uma variação na qual os jogadores podem retirar cartas movendo o pirata de um oponente para frente e retirando uma ou duas cartas quando o pirata parar no primeiro espaço que contém um ou dois piratas; essa e todas as outras variações podem ser usadas em qualquer versão do jogo. Com a variação “Filibusters” [Flibusteiros], toda vez que alguém joga uma das doze cartas com fundo escuro, todos os outros jogadores (com exceção do jogador da vez) devem fazer descartes até terem no máximo sete cartas na mão.

Por fim, a variação “Black Magic Woman” [Bruxa Negra] confere poderes especiais aos seis símbolos das cartas, e ao jogá-las, você pode mover piratas normalmente ou usar o poder delas. Você pode jogar dois papagaios como se fossem qualquer outro símbolo ou usar uma lanterna para olhar as quatro primeiras cartas do baralho e escolher uma delas. A arma permite que você escolha e roube uma carta da mão de um oponente; este, por sua vez, pega uma carta gratuita em troca. Com o símbolo do baú de tesouros, você pega o baú no espaço em que você está e retira cartas do baralho como um bônus, mas também corre o risco de ser mordido por uma cobra e ter que sair correndo atrás de rum para esquecer a dor!

Componentes

Componentes

12 partes de tabuleiros
102 cartas
30 piratas de madeira
8 fichas
1 Manual de regras

Idade recomendada: acima de 8 anos
Duração: aproximadamente 45 minutos
Jogadores: 2 a 5 jogadores
Idioma: Português – BR